quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

20 Meses


Ela fez 20 meses ontem.

Está o máximo! (objectividade de mãe babada)

Diz imensas palavras, com um sotaque divino. Por exemplo, Natal é "Nataú", Chupeta é "Têta" e Bolo é "não é páu" (não é pão), "ôuta" tanto significa outra/o como mais, depende do contexto.

Fala imenso quando brinca sozinha, num discurso só dela mas cheio de emoção, nota-se que está a vibrar com a história que inventou. Quando refila fica demais! resmunga, refila, barafusta numa algarviada universalmente compreensível, numa língua completamente estranha... e eu derreto-me.

De manhã, quando acorda, quer vir ter connosco à cama e gosta de se deitar no meu peito e ficar aninhada, a receber miminhos. Tenho que a embalar devagarinho, sem festas melosas, sem beijinhos, só posso falar baixinho... Ela grunhe se paro de embalar ("Grunf....outa.. grunf"... a quem sairá?!). E fica assim nuns bons minutos, uma eternidade, até se lembrar que tem fome.

Para ela continuo a ser a "Mãe, inha mãe, inha inha inha mãe". Tudo dito com o ar de orgulho, propriedade, segurança e ternura como só ela.

Agora "aprendeu" a correr e não quer outra coisa. Quando se vê no passeio, larga a correr desencabrestada e, apesar de ter medo de cair, solta gritinhos de emoção a cada salto, cada desnível do passeio.

Adora chapéus. Em casa anda quase sempre com um na cabeça. Tira-o para sair à rua mas só se puder colocar um gorro ou um gancho no pouco cabelo que tem. Quando não tem essas opções, a conversa para a convencer demora mais tempo. Sim, porque tem que ser tudo explicado. Caso contrário é senhora para fazer uma birra daquelas e eu nem sempre tenho tempo para isso.

Gosta de ver o Pocoyo e adora especialmente o Pato. Mas ainda não aguenta um episódio inteiro. Gosta de Patos no geral, o do Pocoyo em particular. Fica sempre triste quando ele desaparece do ecrã e faz uma festa quando reaparece. Ver o Pocoyo com ela é tudo menos monótono.

...Choraminga demais, nisso podia melhorar. Já reparei que faz mais isso depois de uma temporada a ver-me pouco ou.. quando tem muito sono.

Não podia ser perfeita, senão também não teria piada.

Está o máximo!

Sem comentários: