quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Serviço Nacional de Saúde - É a loucura

Hoje a Pipoca acordou com os olhos colados por uma pasta amarelada - conjuntivite, portanto.

Como não sabia como lidar com isso, nem se é realmente grave, resolvi ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) para obter indicações.

A enfermeira que me atendeu, antes das 8 da manhã, foi inexcedível: simpática, eficiente, despachada e pragmática. E também deve ter sido auxiliada por scripts bem-feitos. Resultado: ao fim de uns 10 minutos de telefonema já tinha seguido um faxe para o Centro de Saúde em que a miúda está inscrita, para ser tendida no serviço de urgência e já eu estava descansada porque provavelmente uma conjuntivite não é nada de mais.

O filme todo aconteceu no Centro de Saúde: chegámos ao Centro de Saúde às 9 da manhã e, como nunca tinha ido ao serviço de atendimento de urgência, resolvi pedir indicações ao segurança. O Sr. dignou-se descer do seu pedestal e responder, muito enfadado, como se toda a gente tivesse a obrigação de nascer a conhecer semelhante informação e lá retirei uma senha para irmos ao 8º piso.

Quando lá chegámos e a nossa senha foi chamada, fiquei a saber que a Pipoca tem o meu médico de família (embora eu só o tenha visto quando precisei de estar de baixa e ela nem o conheça) e que, por isso, deveria ser atendida por ele. O que até poderia ser uma coisa boa pois ele estava escalado para dar consultas urgentes nesse dia.

Infelizmente, o tal médico tinha ligado a dizer que não iria fazer o "turno" de urgência e só iria ao Centro de Saúde para as consultas já agendadas, que tinham início marcado para as 11h. ("No entanto, o Sr. Dr. raramente chega antes das 11:30" - disse o recepcionista.)

Tudo bem, pensei eu, como a miúda não conhece o médico, não me parecia existir qualquer problema em que fosse atendida por qualquer outro médico que estivesse de turno.

Mas... isso seria noutra realidade qualquer que não aquela que rege o Centro de Saúde.

Assim que apresentei a proposta ao recepcionista, ele ficou muito espantado e atrapalhado e informou-me que esse tipo de procedimento não seria possível. As regras do Centro indicam que quem tem médico de família deve ser obrigatoriamente atendido pelo seu médico. Para ser atendido por outrem, deveria o médico de família indicar expressamente que nesse dia não conseguiria atender a miúda, situação em que ela seria atendida pela pool de médicos de "turno".

Assim, como o médico só iria chegar às 11:30... eu teria que esperar pelo menos 2:30h para que ela pudesse ser atendida pelo médico (caso ele a recebesse) ou para que ele a enviasse para o serviço de turno.... Onde estava a ser prontamente atendida toda a população que, estando inscrita no Centro de Saúde, ou não tem médico de família ou cujo médico de família não dá consultas nesse dia ou não está de "turno" nesse dia.

"Volte por volta das 11:30" disse-me o recepcionista - "Eu coloco a credencial da saúde 24 na mesa do Dr. e pode ser que ele a veja no fim das consultas, porque os utentes referenciados por esta linha têm prioridade."

A situação é ainda mais absurda porque a esta altura já não havia mais ninguém à espera de ser atendido no "turno" e por isso existiam médicos disponíveis... eventualmente sem nada para fazer.

Resultado, saí do Centro de Saúde e rumei à Cuf Descobertas, onde fomos prontamente atendidas e de onde saímos pouco antes da 11:00 com receita médica, indicações de tratamento.. E 20€ a menos.

O que mais me irrita nesta situação é que quem não pode escolher tem que se sujeitar a perder mais de 1/2 dia de trabalho por regras perfeitamente parvas e que em nada ajudam à eficiência do SNS!!

Sem comentários: